Manutenção de um imóvel comercial

Os requisitos para manter e explorar um imóvel comercial são diferentes dos requeridos para uma habitação. O tipo de cliente é diferente, a utilização feita do espaço é diferente e até a forBuy-to-let-Mediumma de cálculo da renda difere; o cliente estará disposto a pagar apenas em função do lucro que obtiver e não por questões emocionais que geralmente influem nas decisões sobre imobiliário residencial. Vejamos algumas recomendações para gerir imobiliário comercial.

Mantenha o seu inquilino satisfeito

Encontrar uma empresa ou negócio disposto a investir numa loja, escritório ou oficina é mais difícil que encontrar um inquilino para uma casa ou um apartamento. Trata-se de uma decisão extremamente sensível para o sucesso de qualquer negócio e não há tantas empresas a necessitar de mudar para um novo espaço. O custo de manter um espaço vazio durante vários meses, ou até mais de um ano, pode diminuir drasticamente as margens de lucro obtidas enquanto está ocupado.

Neste sentido, é essencial que o seu inquilino se encontre satisfeito com o espaço que ocupa. Seja proativo; comunique regularmente com ele e esteja atento às suas necessidades.

Conheça o seu produto

Todos moramos em casas, mas nem todos estamos familiarizados com as exigências técnicas de uma determinada indústria, os requisitos de um escritório moderno ou a estética de uma determinada loja. Certifique-se que conhece a fundo as exigências empresariais do seu cliente e as suas expectativas em relação a si, enquanto proprietário do imóvel.

Conhecer o produto permitir-lhe-á também avaliar melhor o tipo de manutenção necessária. Se o imóvel incluir um parque de estacionamento, poderá ser preferível aplicar tratamentos regulares para reparar buracos em vez de renovar o asfalto por completo.

Faça um plano

Porque vai investir em imobiliário comercial? Que perfil de cliente pretende atingir? Qual o período pelo qual tenciona manter o imóvel? Como é que a sua estratégia afeta o tipo de manutenção que tenciona efetuar no imóvel? Entre o arrendamento e a venda futura, qual a melhor opção para obter lucro do seu investimento? As respostas a estas e outras perguntas deverão fazer parte do seu plano relativamente a este investimento.