Como investir em imobiliário comercial

Investir em imobiliário comercial não é substancialmente diferente de fazê-lo em relação a imobiliário residencial ou em terrenos rústicos. As diferenças principais estão na forma como a atividade comercial ou empresarial se relaciona com o espaço que ocupa. Tenha em atenção os seguintes aspetos de forma a maximizar os ganhos e conseguir os melhores negócios em imobiliário comercial.

Defina um plano

O investidor em imobiliário comercial tem de compreender muito bem o tipo de negócio ou atividade que prevê que venha a ocupar o seu espaço. Isso implica saber que área será necess07 prop inária, se é importante ou dispensável o acesso ao público (consoante se trate de uma loja ou de uma oficina de metalomecânica, por exemplo) ou se deve situar-se numa determinada zona da cidade. Se vai investir, não para arrendar, mas para a sua própria empresa, precisará de responder a estas questões exatamente da mesma forma. Em todo o caso, não deixe de colocar a possibilidade de arrendar um espaço, de forma a não sobrecarregar a tesouraria da sua empresa.

Área utilizável

O valor do imobiliário comercial está diretamente relacionado com a área utilizável. Ao contrário do que acontece com o imobiliário residencial, onde diversos outros fatores entram em linha de conta, e em cima de todos o fator emocional, aqui as questões económicas e racionais prevalecem. Se o espaço é pequeno, o cliente ou o comprador não irão pagar mais em função da panorâmica sobre a cidade.

Procure a oportunidade

A imagem do abutre não é simpática, mas esta ave possui uma função importante na natureza: limpa os detritos que, de outra forma, seriam fonte de doenças. Da mesma forma, a função do investidor deve passar por identificar os negócios que estejam em crise e em risco de fechar, a nível nacional e na sua cidade. Esses espaços serão aqueles cujos proprietários estarão mais ansiosos para vender ou trespassar; conseguirá um negócio melhor e evitará que surja mais uma loja encerrada ou um escritório devoluto – o que será positivo para a sua cidade.