Antes de investir num imóvel, é necessário visitá-lo pessoalmente, para ver como se encontra em termos de conservação, avaliar diretamente se se adequa às necessidades da sua família ou se reúne as condições para ser um bom investimento, caso não queira comprar para habitação própria. Contudo, existem outros aspetos que deve ter em conta antes de comprar um imóvel.

Crédito bancário

Se não pode comprar o imóvel a pronto, informe-se junto da banca para saber, de forma aproximada, até que valorbank-and-credit-union-market-researches conseguirá pedir um empréstimo e em que condições. Os bancos permitir-lhe-ão fazer simulações para ter uma ideia aproximada dos preços que poderá pesquisar. No pior dos cenários, poderia não se qualificar para um empréstimo, mas o cenário atual de juros baixos, facilidade na concessão de crédito e estímulos à economia por parte do Banco Central Europeu é positivo para quem procura obter um empréstimo bancário.

Perspectiva de longo prazo

Tenciona fazer crescer a sua família? Será útil estar perto de creches, jardins de infância ou escolas? Ou o essencial é permitir que os miúdos cresçam numa moradia, com quintal e a natureza por perto?

Noutro cenário, os seus filhos já saíram de casa e prefere apostar numa casa menor? Vai manter-se na sua cidade ou será preferível mudar-se para mais perto deles?

Se estiver a comprar para investir, quais são as perspetivas de valorização? A valorização imobiliária que se verificou nas últimas décadas em Portugal já não está a acontecer, mercê da dimensão do mercado e das condições macro económicas ditadas pela participação na zona Euro. Tenciona arrendar para vender num futuro distante?

As suas perspectivas de longo prazo devem orientar a escolha do imóvel. A vida é imprevisível e os seus planos podem ser alterados, mas aí entra em consideração o ponto seguinte.

Pense num plano B

Se, num futuro distante, tiver de vender a sua casa, é facilmente vendável? Encontra-se bem localizada, é fácil de conservar? A vizinhança e o bairro ou localidade onde se situam serão atrativos para potenciais compradores, ao longo dos próximos 10 ou mesmo 20 anos? Dentro do possível, prepare-se para o inesperado.