Como construir a sua própria casa rústica

Construir uma casa rural, rústica ou simplesmente uma casa de madeira é um sonho para todos os que apreciam a vida ao ar livre, os trabalhos manuais e um estilo de vida próximo da Natureza. Se já tem um terreno e está ansioso por colocar mãos à obra, para criar a sua própria casa rústica para passar fins de semana no verão, tome nota de algumas considerações.

Aspetos burocráticos e legais

Repare que, mesmo se tenciona construir uma simples cabana para passar férias, sem fornecimento cottage-1234802_960_720de água ou eletricidade como se estivesse a acampar, não deixará de estar a construir um imóvel. Por mais absurdo que lhe pareça, pode estar sujeito a fiscalização. Contudo, se não alcançarem valores mínimos em termos de área ou de altura, poderão dispensar a maior parte das burocracias. Em todo o caso, não deixe de se informar junto da sua Câmara Municipal.

Aspetos práticos

Construir uma casa não tem segredos; basta ter habilidade manual, ferramentas e reunir os materiais adequados. A madeira de eucalipto e pinheiro são as mais utilizadas neste tipo de trabalhos. Para colocar os troncos, precisará da ajuda de um pequeno guindaste ou de uma equipa. Idealmente, uma equipa de amigos ou familiares que partilhem do seu gosto pelo ar livre e que possam, futuramente, partilhar também o espaço para patuscadas e jogos de futebol. Sim, não se esqueça de preparar o espaço em volta da sua casa rústica, instalando uma churrasqueira fixa e um pequeno campo de futebol.

Pré-fabricados

Se achar que não tem a habilidade necessária, consulte as opções em termos de casas modulares. Se tenciona construir a sua própria casa, certamente já tem um terreno próprio, que é a primeira e maior dificuldade para quem pretende instalar uma casa modular. Mesmo necessitando de respeitar as obrigações legais, a sua casa poderá ficar muito barata.