Como Ser um Bom Agente Imobiliário

Quem procura os serviços de um agente imobiliário muitas vezes vai de “pé atrás”, com medo de poder estar a ser enganado. Cabe ao agente imobiliário mostrar que estão a trabalhar em equipa, para um objetivo comum: a transação de um imóvel que sirva os interesses de ambas as partes. E como fazê-lo?

Aprenda a comunicar

communicateSeja assertivo, mas simpático e cordial. Um sorriso natural e genuíno, não forçado, é capaz de estabelecer uma boa empatia entre o agente imobiliário e o cliente. Mantenha-se em contacto com os clientes e partilhe informações relevantes com eles.

Cuide da sua apresentação

Não é preciso investir o seu salário em roupa. É possível estar bem apresentado e elegante, sem gastar muito dinheiro, existindo, tanto para homens como para as senhoras, lojas de roupa com muitas opções para vestir bem e barato. Uma higiene cuidada é essencial, sendo um aspeto importante no primeiro contacto.

Escute o cliente e seja proativo

Um bom agente imobiliário ouve mais do que fala. Um agente que fala muito passa a sensação de estar a impingir algo ao cliente. Escute o cliente com atenção. Afinal, se souber precisamente o que ele procura, mais facilmente poderá encontrá-lo. E seja proativo. Se o seu cliente continua a ligar-lhe, é porque não lhe está a transmitir informação suficiente.

Adapte-se às necessidades do cliente

Aprenda a “ler” o cliente. Há clientes que gostam de comunicar por “e-mail”, enquanto outros preferem uma curta mensagem escrita e outros ainda um telefonema. Se se aperceber da forma de contacto preferida e agir de acordo, o cliente não se sentirá ignorado nem pressionado.

Conheça as necessidades do cliente

Se o cliente está com pressa para comprar ou vender, terá de agir rapidamente, enquanto um cliente que pretende fazer uma compra específica, mas sem pressa, lhe dará mais tempo para pesquisar o mercado, em busca da propriedade adequada.