Tire rendimento do seu imóvel

Existem várias formas de fazer dinheiro com a sua casa. Imóvel é sinónimo de espaço e há sempre pessoas que precisam de espaço e estão dispostas a pagar um pouco mais por ele, em várias circunstâncias.

Arrende um quarto

Nas cidades uOverheadniversitárias, é frequente que os proprietários de imóveis arrendem quartos a estudantes. Se não existir uma universidade por perto, existem algumas classes profissionais que também preferem arrendar um quarto, de forma mais económica e temporárias que uma casa, como acontece com os professores. Lembre-se que se estiver a pagar o imóvel ao banco, é altamente provável que o seu contrato proíba o sub-arrendamento; se for o caso, informe-se devidamente.

Arrendar nas férias

Quem possui casa perto da praia ou de outra zona turística pode, da mesma forma, arrendar um quarto durante a época alta das férias.

Arrendamento levado ao extremo

Em zonas turísticas, é sabido que algumas pessoas, durante o verão, residem em parques de campismo de forma a poder arrendar a sua casa a veraneantes. Se viver junto ao mar ou numa zona fortemente valorizada em termos turísticos, como é o caso dos centros históricos de Lisboa e Porto, considere esta possibilidade. Poderia, por exemplo, passar as suas próprias férias em casa de familiares.

Arrende a garagem

Quem vive próximo de aeroportos tem grandes possibilidades de arrendar a sua garagem a viajantes que precisam de deixar o automóvel perto do terminal durante uma temporada. Basta fazê-lo cobrando menos que o aeroporto.

Se tem carro mas o resto da garagem se encontra livre, pondere arrendar espaço. Muitos prédios antigos não têm arrecadação, garagem fechada ou ambas. Para muitas pessoas, poder pagar um extra para conservar mobílias, arquivos e outros artigos cujo destino é uma arrecadação ou um sótão pode ser mais compensador do que deitá-los fora ou pagar mais por uma casa com arrecadação própria.