Como vender o seu imóvel

Saber qual o preço pelo qual queremos vender a nossa casa é apenas um dos vários aspectos envolvidos no esforço de vender um imóvel. Veja agora algumas dicas importantes sobre como vender o seu imóvel.

Resolva o crédito existente, se existir

Se o seu imóvel está hipotecado, contacte o seu banco para saber as condições em que poderá liquidar o empréstimo de uma só vez. É frequente que as instituições financeiras apliquem algum tipo de penalização pelo facto de perderem a “fonte de rendimento” no longo prazo. Informe-se devidamente antes de concretizar qualquer negócio.

Casa nova: compra ou arrendamento?

Não é obrigatório que tenha de passar de uma casa própria para outra. Se por algum motivo tiver urgência na concretização do negócio mas ainda não tiver encontrado uma bbest-houseoa solução definitiva para se mudar, procure uma casa para arrendar temporariamente. Será incómodo fazer mudanças duas vezes em vez de uma mas é melhor do que comprar algo de que não venha a gostar ou que não seja adequado.

Decida quem vai vender a casa

Existem três possibilidades: escolher uma empresa de mediação imobiliária, escolher várias empresas ou vender sem qualquer ajuda de intermediários. Em todas existem vantagens e desvantagens, sendo que o apoio logístico e legal de uma mediadora pode, consoante o seu tempo e a sua experiência, compensar a comissão que não pagará se negociar diretamente com o comprador. Algumas empresas de mediação exigem trabalhar em exclusividade; se pretender que várias mediadoras lutem entre si para conseguir o melhor negócio, deverá recusar esta exigência por parte da empresa que o propuser.

Prepare-se para alterações no seu quotidiano

A sua família está preparada para receber visitas consecutivas de potenciais compradores? Será necessário interromper o dia-a-dia, sabendo que os visitantes tenderão a vir mais à noite e ao fim-de-semana e manter a casa o mais limpa e arrumada possível.